MUDANÇAS

Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER) passa por atualização

As alterações entram em vigor no dia 31 de março deste ano e o efetivo tem o prazo de um ano para adequação
Publicada em: 19/03/2021 12:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Rocha

Fundamentado em critérios práticos e de segurança, o Regulamento de Uniformes para os Militares da Aeronáutica (RUMAER), recentemente, passou por revisão, sob a coordenação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Em decorrência dos estudos, foi publicada a Portaria GABAER nº 57/GC4, de 16 de março de 2021, dispondo sobre as atualizações que passarão a vigorar a partir de 31 de março de 2021, com prazo de implantação e adequação de um ano, após, o qual, se tornará obrigatório para todo o efetivo do Comando da Aeronáutica (COMAER).

A revisão periódica do RUMAER, prevista para ocorrer a cada cinco anos, envolveu, além do EMAER, a Subdiretoria de Abastecimento (SDAB), por meio de sua Seção de Pesquisa e Especificação (AB2-1), a Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), além de sugestões levantadas junto aos Grandes Comandos, finalizando com a apreciação e aprovação do Alto-Comando da Aeronáutica.

O Adjunto da Primeira Subchefia do EMAER, Tenente-Coronel Aviador Elton David França, comentou o objetivo da atualização. "Visa verificar e considerar aspectos como funcionalidade, praticidade, economicidade, segurança, além da observância das regras de vigilância sanitária, especialmente para os militares que manuseiam alimentos”, afirmou o Oficial.

Dentre as principais mudanças estão a modificação da camisa dos Uniformes 7º "B" e 6º "A" e "B", somente dos oficiais e suboficiais, para o modelo com ombreiras para encaixe das platinas bordadas tipo "luva" (retirando-se os metais das golas) e, ainda, a extinção do 13º Uniforme (branco para militares da saúde). Esses militares usarão um jaleco branco, com mangas curtas ou longas, sobre o 7º ou 10º Uniformes. Outras alterações foram contempladas, visando dar maior conforto às gestantes, adequações nos uniformes de militares que trabalham em copa, cozinha, refeitórios, comissaria, Hotéis de Trânsito, entre outras. 

Clique AQUI e baixe o PDF com as atualizações que serão incorporadas no RUMAER.